domingo, 19 de junho de 2011

(UPE) Na tirinha, Calvin se reporta ao crocodilo (quadrinho 1), à camuflagem (quadrinho 2) e à predação (quadrinho 3). Embora saibamos que os crocodilos verdadeiros não vivem na Amazônia (quadrinho 1) e sim, na África, podemos fazer um paralelo com nossos jacarés, distribuídos por todo o Brasil, que são predadores, embora também convivam em colaboração com aves que entram em sua boca e se alimentam, removendo detritos e sanguessugas das suas gengivas.

Na coluna à esquerda, estão relacionados alguns tipos de relação ecológica interespecíficos (representados por algarismos romanos) e de adaptações decorrentes da seleção natural (representadas por algarismos arábicos) e, na coluna à direita, as definições e/ou exemplos correspondentes (representadas(os) por letras).

I.Inquilinismo

II.Mutualismo

III.Predação

IV.Protocooperação

A.Aumento da quantidade de hemácias em resposta à variação de altitude, compensando a menor concentração de oxigênio.

B.Carcará que devora um roedor.

C.Duas espécies diferentes assemelham-se em determinadas características, constituindo vantagem para uma ou ambas em relação à

outra ou a outras espécies.

D.Os indivíduos associados se beneficiam, e a associação não é obrigatória.

E.Os indivíduos associados se beneficiam, sendo essa associação fundamental à sobrevivência de ambos.

F.Plantas epífitas sobre árvores.

G. Propriedade de os membros de determinada espécies apresentarem características que os assemelhem ao ambiente em que vivem.

H.Rãs e sapos coloridos, cujo padrão de cores vivas alerta sobre sua toxicidade.

1.Camuflagem.

2.Coloração de aviso.

3.Homeostase.

4.Mimetismo.

a) I-A, II-B, III-C, IV-D, 1-E, 2-F, 3-G, 4-H.

b) I-B, II-A, III-F, IV-H, 1-C, 2-D, 3-E, 4-G,

c) I-C, II-D, III-E, IV-G, 1-A, 2-B, 3-F, 4-H.

d) I-F, II-E, III-B, IV-D, 1-G, 2-H, 3-A, 4-C.

e) I-F, II-C, III-H, IV-D, 1-E, 2-B, 3-G, 4-A.

RESPOSTA COMENTADA

I-F - O inquilinismo é uma relação +/o na qual um indivíduo vive as custas de outro sem prejudicá-lo. Isso fica explicito na letra F, que representa as plantas trepadeiras (epífitas) que utilizam o caule de outras para sua sustentação sem prejudicá-las.

II-E - No mutualismo não podemos separar os dois seres, pois trata-se de uma relação +/+ na qual os dois se beneficiam. Tomemos por exemplo os bovinos e as bactérias e protozoários que digerem celulose. Como sabemos, o capim, do qual o boi se alimenta, é rico em celulose, entretanto, o corpo do boi não consegue romper a celulose e absorver os nutrientes que existem no capim, entretanto, no estômago do boi habitam bactérias e protozoários que digerem celulose, em troca disso, ganham abrigo, proteção e alimento e o boi ganha a digestão da celulose. Se separarmos os dois, ambos morrerão, pois as bactérias e protozoários não obterão alimento e proteção e o boi não terá capacidade de degradar a celulose.

III-B - O predatismo é uma relação desarmônica +/-, pois o carcará precisa matar (predar) o roedor para poder se alimentar.

IV-D - Na protocooperação a associação não é vital. Tomemos como exemplo os peixes palhaços (representados pelo famoso Nemo) que vivem em anêmonas. O peixe-palhaço possui uma proteção natural contra o veneno das anemonas, assim, se protege de predadores abrigando-se nelas e em troca, como pequenos detritos que se acumulam em seus flagelos. Entretanto, eles podem ser separados sem prejuízos.

1-G - Um famoso exemplo de camuflagem é o do camaleão, que consegue mudar sua coloração e se disfarçar no meio em que está.

2-H - A coloração de aviso tem a propriedade de alertar um determinado ser sobre sua toxicidade, como no exemplo das rãs, que ao seres coloridas avisam que são venenosas.

3-A - A homeostase é a propriedade que os seres vivos possuem de adaptar o seu organismo ao ambiente em que vivem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário