segunda-feira, 20 de junho de 2011

Membrana plasmática




A membrana plasmática é o envoltório celular, responsável pela forma da célula e pelo controle de entrada e saída de substâncias. Sua composiçao química é de uma dupla camada de fosfolipídios, que como vocês podem ver na figura ao lado, é composta de uma região polar e de outra apolar, sendo uma hidrofílica e a outra hidrofóbica. A membrana é muito unida, o que quer dizer que se houver algum rompimento, em pouco tempo elas irao retornar ao mesmo lugar.

Há também na membrana plasmática as proteínas, que são responsáveis tanto pelo transporte de substâncias e de informação entre o meio interior e o exterior da célula.

Anexados ao lado exterior da membrana encontram-se os glicocálix, formados por carboidratos, que tem a função de comunicação com outras células.

Há dois tipos de substâncias que entram nas células, as hidrossolúveis (que se dissolvem em água) e as lipossolúveis (que se dissolvem em lipídios).

As substâncias hidrossolúveis entram pelos poros das proteínas, mas conseguem apenas penetrar na célula se o tamanho da proteína for correspondente. As lipossolúveis tem mais facilidade de entrar, atravessando diretamente pela bicamada lipídica. Podemos chamar o processo de entrada e saída de substâncias pela membrana plasmática de transporte passivo (difusão, osmose) e transporte ativo (endocitose, exocitose, fagocitose).



Nenhum comentário:

Postar um comentário