quarta-feira, 22 de junho de 2011

Organelas

O termo organela significa pequeno órgão, entretanto, fiquem atentos, pois quando os preparadores das provas sabem que vocês conhecem mais determinados termos, eles podem optar por usar sinônimos, por isso organela, organito, orgânulo e organoide significam exatamente a mesma coisa.


Vamos agora partir para cada organela isolada:



Citoplasma: O citoplasma é o conjunto do citosol e organelas. O citosol é todo aquele líquido gelatinoso que encontra-se entre as organelas.



Microfilamentos: Formado por dois fios torcidos em hélice. Mantem a forma da célula. Sustentação das microvilosidades. Contração de células musculares da ciclose (corrente de citoplasma ao redor do vacúolo da célula vegetal que ajuda distribuir substâncias).



Microtúbulos: Trilhos para o transporte de organelas.



Filamentos intermediários:Centríolos são pequenos cilindros em uma região do citoplasma chamada centro celular ou centrossomo. Aos pares, ângulo reto entre si, formado por nove grupos de três microtúbulos.Atua na organização do fuso mitótico, fuso acromático, atua durante a divisão celular.



Formação do fuso mitótico: Quando a divisão começa, observa-se a presença de quatro centríolos envolvidos por microtubulos, o áster. Microtúbulos começam a se organizar a partir do centro celular.



Formação dos cílios e flagelos: Locomoção e captura de alimentos. No caso de vias respiratórias, atuam na expulsão de partículas estranhas ao corpo.



Ribossomos: Síntese de proteínas, por meio da união de aminoácidos. Alguns estão livres, e produzem para o citosol, e outros grudados no retículo endoplasmático rugoso, produzem para o próprio retículo.



Retículo endoplasmático granuloso ou rugoso: Lançadas na cavidade do retículo e envolvidas por pedaço de membrana formando pequenos pacotes, que podem ser lançados para fora da célula. Proteínas para exportação.



Retículo endoplasmático não-granuloso ou liso: Enzimas que síntetizam diversos tipos de lipídios como os da membrana plasmática e os esteroides.



Complexo golgiense: Modifica, empacota, encaminha e secreta proteínas e lipidios. Durante a divisão celular produz vesículas que se fundem e formam uma nova membrana entre as duas células. Produz glícios que formaram a lamela média. Produz também o acrosomo, vesícula que contem enzimas, presente nos espermatozoides para penetração do gameta no óvulo.



Lisossomo: Capturam seres microscópos, por fagocitose, e depois fazema digestão intracelular das moléculas orgânicas. São produzidos no retículo endoplasmático granuloso. Além disso, através da autofagia (algo semelhante a um canibalismo interno) digerem as organelas velhas e desgastadas.


Peroxissomos: Contêm enzimas que promovem a reação do oxigênio com algumas moléculas orgânicas. Catalase, enzima decompoe água oxigenada em água e oxigênio. Síntese de bile.



Vacúolo contrátil: Encarregam-se de eliminar a água das células.Vacúolo de suco celular: Armazenam diversas substâncias fabricadas pela célula. Podemos destacar sua existência em protozoários aquáticos.


Mitocôndria: Organela responsável pela respiração intracelular. Vale lembrar que a respiração celular não ocorro com o oxigênio, mas com a glicose.


Cloroplastos: Existentes apenas em plantas, acumulam clorofila e realizam fotossíntese.



Leucoplastos: Acumulam amido, mas não possuem pigmentos e não fazem fotossíntese.



Cromoplastos: Podem se desenvolver de cloroplastos que perdem a clorofila e acumulam carotenoides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário